Unidades do ISSAA iniciam o ano com ações do Programa Qualidade de Vida para colaboradores

Ginástica laboral, consultas oftalmológicas, orientações nutricionais e apoio psicossocial fazem parte da estratégia para reduzir os principais problemas de saúde dos trabalhadores.

Por Roberta Paraense

27/01/2026

As unidades gerenciadas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) iniciaram o ano com a execução de ações do Programa Qualidade de Vida, voltado à promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores. A iniciativa tem como foco a prevenção de doenças e o cuidado integral com os trabalhadores, a partir da identificação dos principais problemas de saúde registrados nas unidades.

 

Levantamentos internos apontaram como principais queixas entre os colaboradores os problemas de visão, dores nas costas associadas a alterações na coluna, estresse no ambiente de trabalho — especialmente relacionado a fatores psicossociais — e sobrepeso, incluindo alguns casos de obesidade. Diante desse cenário, as unidades passaram a desenvolver um conjunto de ações integradas para reduzir esses impactos e estimular hábitos mais saudáveis.

Entre as atividades realizadas estão a ginástica laboral, a oferta de consultas oftalmológicas e a parceria com óticas para concessão de descontos aos funcionários na aquisição de óculos. Também estão sendo promovidas orientações nutricionais, com a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos colaboradores, além de rodas de conversa conduzidas por psicólogos das unidades, abordando temas específicos relacionados à saúde mental e aos aspectos psicossociais do trabalho.

 



De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho institucional do ISSAA, Janaina Leal Tuji, o Programa Qualidade de Vida foi estruturado a partir das necessidades identificadas entre os próprios trabalhadores. “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, oferecendo orientação, acompanhamento e ações práticas que contribuam para a redução de doenças ocupacionais e para a melhoria do bem-estar físico e emocional dos colaboradores”, destacou.


As ações do programa estão sendo desenvolvidas nas unidades gerenciadas pelo ISSAA: Policlínica Metropolitana, em Belém; Policlínica de Carajás, em Marabá; Policlínica do Lago, em Tucuruí; Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Regional do Sul do Pará (HRSP). Ao longo do ano, o Programa Qualidade de Vida seguirá com atividades periódicas, reforçando o compromisso institucional com a valorização dos profissionais e com a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.

Fonte: Comunicação ISSAA -