Certificação federal reconhece o compromisso da instituição com a saúde pública
Por Roberta Paraense
29/12/2025

Referência na gestão e na promoção da saúde pública no estado do Pará, o Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) encerra o ano de 2025 com uma importante conquista: a concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde.
O reconhecimento foi oficializado por meio da Portaria SAES/MS nº 3.619, publicada no Diário Oficial da União em 29 de dezembro, após a instituição comprovar que destina, anualmente, pelo menos 60% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A certificação reafirma o compromisso do ISSAA com o acesso gratuito e de qualidade aos serviços de saúde para a população.
Para o presidente do ISSAA, Manuel Moreira, a concessão do CEBAS representa o reconhecimento de um trabalho construído com responsabilidade, planejamento e foco social. “Esse certificado reafirma que estamos no caminho certo, priorizando o atendimento público de qualidade e fortalecendo o SUS. É uma conquista coletiva, resultado do esforço diário de equipes comprometidas em salvar vidas”, destacou.
O diretor administrativo do ISSAA, Rodrigo Moreira, ressaltou que o CEBAS também representa um avanço significativo na sustentabilidade institucional. “A certificação nos proporciona mais estabilidade para planejar, investir e expandir serviços. Isso se traduz em melhor estrutura, maior eficiência na gestão e ampliação do acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou.
Gestão que transforma realidades
Atualmente, o ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), é responsável pela gestão de importantes unidades públicas de saúde no estado. Entre elas, destacam-se o Hospital Público Estadual Galileu e a Policlínica Metropolitana, ambos localizados em Belém.
No sudeste paraense, a instituição administra o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso e a Policlínica Carajás, em Marabá, além da Policlínica do Lago, em Tucuruí. O ISSAA também se prepara para colocar em operação a Policlínica de Santarém, ampliando ainda mais a rede de atendimento especializado no estado.
Além da gestão de unidades públicas, o ISSAA mantém uma unidade filantrópica própria: a Clínica da Amazônia, localizada no município de Bujaru, no Pará. No espaço, são oferecidas consultas especializadas ao longo do ano, contribuindo para ampliar o acesso da população a atendimentos essenciais e de impacto direto na qualidade de vida.
Com a conquista do CEBAS, o ISSAA reforça seu papel como parceiro estratégico do SUS e consolida sua atuação como agente de transformação da saúde pública no Pará. Para o presidente Manuel Moreira, o reconhecimento fortalece não apenas a instituição, mas também o próprio sistema público de saúde.
“Nosso compromisso é com uma gestão responsável, que gere impacto real na vida das pessoas, fortaleça o SUS e garanta que os serviços cheguem com qualidade a quem mais precisa, em todas as regiões do estado”, concluiu.
Perfil
Fundado em 2015, em Belém, o Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) atua com a missão de promover serviços humanizados, sustentáveis e eficientes nas áreas de Saúde, Educação e Meio Ambiente. A instituição defende uma gestão inovadora e transparente, voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e à ampliação do acesso e da qualidade do atendimento, especialmente em regiões mais vulneráveis.
Fonte: Comunicação ISSAA -