Durante todo o mês, colaboradores e usuários participaram de atividades voltadas ao equilíbrio emocional e à valorização da vida
Por Roberta Paraense
02/10/2025
Ao longo de setembro, a Policlínica Lago de Tucuruí, em parceria com a CIPA, promoveu diversas ações em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A programação foi voltada tanto para colaboradores quanto para usuários da unidade, reforçando a importância da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho e nos cuidados com os pacientes.
Durante o mês, foram realizadas atividades como ginástica laboral, dinâmicas com nutricionista, rodas de conversa e momentos de escuta e reflexão com psicólogos, oferecendo informação, acolhimento e estratégias para lidar com o estresse e manter o equilíbrio emocional. A iniciativa trouxe uma mensagem central: “você não está sozinho. Falar é um ato de coragem — ouvir, um gesto de cuidado”.
Para a equipe do ISSAA, o compromisso com a saúde mental dos colaboradores é tão importante quanto o cuidado com os usuários. “O Setembro Amarelo reforça nossa responsabilidade em criar um ambiente saudável, seguro e acolhedor para todos os profissionais e usuários. As ações promovidas na Policlínica Lago de Tucuruí mostram que o cuidado com a mente é prioridade e faz parte da nossa cultura institucional”, destacou Janaina Leal Tuji, engenheira de produção do ISSAA.
Ao longo de todo o mês, a unidade reforçou a importância de se falar sobre sentimentos, buscar apoio e adotar práticas de autocuidado, contribuindo para o fortalecimento da saúde mental de quem trabalha na linha de frente e daqueles que procuram atendimento na Policlínica.
A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade do Governo do Estado do Pará, gerenciada pelo Instituto Social Saúde e Amazônia (ISSAA), em parceria com a Sespa, oferecendo atendimento especializado e humanizado, com ações voltadas para prevenção, cuidado e valorização da vida de colaboradores e usuários.
Fonte: Comunicação ISSAA -