Unidade filantrópica do ISSAA oferece atendimento gratuito e especializado à população, fortalecendo a rede de saúde local.
Por Roberta Paraense
08/08/2025
A Clínicas da Amazônia, unidade filantrópica do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em Bujaru, no nordeste do Pará, comemorou, no último dia 6 de agosto, um ano de funcionamento. Nesse período, foram realizados mais de 6 mil atendimentos, contemplando diversas especialidades e beneficiando, em especial, a população de baixa renda.
O gerente da unidade, Daniel Rodrigues, destacou que o primeiro ano foi marcado por grandes desafios e resultados expressivos. “Implantar um serviço especializado e gratuito em uma cidade do interior exige planejamento e dedicação. Hoje, olhamos para esses números e vemos histórias de vidas transformadas e famílias mais seguras com o cuidado que receberam”, afirmou.
O diretor administrativo do ISSAA, Rodrigo Fernandes Moreira, ressaltou que o sucesso da unidade é fruto da soma de esforços entre profissionais e parceiros. “Esse primeiro ano mostra que é possível oferecer atendimento de qualidade e gratuito no interior do Estado. Vamos continuar ampliando e fortalecendo os serviços para a população de Bujaru e região”, disse.
Aprovação dos pacientes e parceiros
A qualidade do atendimento prestado pela unidade é reconhecida por quem mais sente seus impactos: os pacientes. Odilene Santana da Silva, 53 anos, não poupou elogios. “Nota 10. Fui muito bem atendida, todos estão de parabéns”, afirmou.
Para Eliete Amaral Cordeiro, 57 anos, a chegada da clínica facilitou o acesso a especialidades médicas antes distantes. “Antes era muito difícil conseguir atendimento com um especialista, como um ortopedista. Agora, com o serviço aqui na cidade, tudo ficou bem melhor”, relatou.
Simone Martins Pereira, 53 anos, também aprova a iniciativa. “Antes, não tínhamos esse tipo de atendimento em Bujaru. Hoje, como paciente assídua, percebo a diferença que ele fez na vida de todos nós. Só tenho a parabenizar a equipe pelo trabalho”, ressaltou.
Além da população, parceiros institucionais e profissionais de saúde também celebram os avanços conquistados. A enfermeira Cilene Silva, diretora do Centro de Saúde Laura Monteiro, reforça a importância da unidade para a rede local. “A Clínica da Amazônia veio somar forças, garantindo mais acesso e qualidade no atendimento à comunidade”, destacou.
Tatiana Nogueira, diretora de Regulação do município de Bujaru, também avalia de forma positiva a atuação da unidade. “Essa parceria tem sido muito importante, pois fortaleceu a rede de saúde local e garantiu que os pacientes tivessem acesso mais rápido e eficiente aos serviços de que necessitavam”, acrescentou.
Serviço: A Clínicas da Amazônia oferece atendimento médico especializado 100% gratuito para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), organização social que gerencia unidades de saúde públicas no Pará. Os atendimentos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 4, no centro de Bujaru, beneficiando especialmente a população de baixa renda.
Fonte: Comunicação ISSAA -