Serviço de dermatologia da Clínicas da Amazônia trata alergias e outras doenças de pele

Unidade já garantiu 120 atendimentos na especialidade

Por Roberta Paraense

06/05/2025

Lesões avermelhadas, coceira, áreas mais grossas, descamação e até mesmo vesículas e bolhas podem ser sinais de algum tipo de alergia na pele. Como forma de alertar a população sobre as doenças alérgicas, nesta quarta-feira (7), é datada como Dia Nacional de Prevenção da Alergia. A data chama atenção não só para a prevenção, mas também para o diagnóstico, o tratamento e, ainda, para as consequências da enfermidade.

Em Bujaru, no nordeste do Pará, as lesões na pele causadas por alergias, estão no topo dos atendimentos do serviço de dermatologia, da Clínicas da Amazônia, unidade filantrópica do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), que oferta assistência médica especializada gratuita, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).   

"As queixas dermatológicas foram bastante variadas, com predileção por atendimento pediátrico, de situações alérgicas e relacionadas ao sol. Assim como danos solares em idosos e suspeita de neoplasia de pele", disse a dermatologista Amanda Araújo de Moura.

Além das lesões causadas por alergias, a médica explica que nos primeiros atendimentos da especialidade, em abril, outras doenças também foram vistas no ambulatório da unidade. "Foram as mais variadas, como neoplasias, alergias, doenças de distúrbio de pigmentação, cistos benignos, acne, distúrbios solares, infecções fundição e outros", comenta.

A especialista acrescenta que o diagnóstico dermatológico é fundamentalmente clínico, tendo como auxílio dermatoscopia, exames laboratoriais e de imagem. "As orientações principais são principalmente fotoproteção, hidratação da pele e higienização cutânea adequada", observou Amanda. 

 

Atendimento

Ana Maria, de 47 anos, procurou a Rede Municipal de Saúde para tratar algumas queixas dermatológicas, e logo, foi encaminhada para a Clínicas da Amazônia. Após a consulta na especialidade, ela recomenda o serviço. "Foi muito bom. Me senti atendida, acolhida pela enfermeira, pela médica e até pelo gestor", disse.

Quem também teve seus objetivos alcançados, foi Doralice da Silva Pereira, de 63 anos. A idosa procurou a unidade para investigar a origem de uma lesão na pele, e aprovou o atendimento. "Com certeza, indico o serviço. Os profissionais são muito bons e atenciosos", parabenizou.

 

Oferta

Em abril, a unidade ofertou 120 consultas na dermatologia. "Nossos pacientes foram encaminhados pela Rede Pública Municipal. Trazemos as especialidades para a unidade, de acordo com a demanda da população. Em junho, abriremos novamente vagas para o serviço dermatológico", detalhou Daniel Rodrigues, gerente da Clínicas da Amazônia.

 

Serviço

Inaugurada em agosto de 2024, a Clínicas da Amazônia realiza atendimento em dois dias na semana, às terças e quintas-feiras, de 8h às 18h. A iniciativa do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, organização social (OSs) que atua no Pará com gerenciamento e operação de quatro unidades de saúde públicas estaduais, oferece o atendimento 100% gratuito para a população de baixa renda. A Clínica está localizada na Rua Barão do Rio Branco, nº 4, centro de Bujaru.

Fonte: Comunicação ISSAA -