Iniciativa mobiliza profissionais e fortalece cultura de cuidado seguro e humanizado
Por Roberta Paraense
28/04/2025
O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, concluiu nesta sexta-feira (25) a segunda edição da Gincana da Segurança do Paciente, uma iniciativa que mobilizou profissionais da instituição durante dois dias com o objetivo de reforçar, na prática, a aplicação dos protocolos de segurança assistencial. A ação teve início no dia 24 de abril e contou com atividades dinâmicas e colaborativas.
Com dinâmicas, quizzes, rodas de conversa e oficinas temáticas, a iniciativa focou nas seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente, comunicação efetiva entre profissionais, segurança na prescrição e administração de medicamentos, cirurgia segura, prevenção de infecções e redução do risco de quedas.
Flávio Marconsini diretor executivo do hospital, destacou a relevância da iniciativa: "A ação contribui para um ambiente de cuidado mais seguro, humanizado e eficiente. Visamos garantir que cada paciente seja tratado com excelência, em um espaço que respeite sua dignidade e promova seu bem-estar integral", afirmou.
A gincana promovida pelo O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), contou com simulações de atividades que desafiaram os participantes a aplicarem conhecimentos em situações práticas, avaliando suas habilidades de resposta e tomada de decisão em contextos adversos. As equipes foram estimuladas a combinar teoria e prática de forma criativa, garantindo uma aprendizagem dinâmica e eficaz.
A enfermeira da instituição Pollyana Lobo, destacou o impacto prático da iniciativa: "As dinâmicas e atividades reforçaram a importância de seguirmos cada protocolo à risca, desde a identificação correta do paciente até a prevenção de infecções. Foi um momento também de troca entre os colegas, que ajudam a manter a segurança em alta", afirmou.
Intercâmbio
Além das atividades realizadas na unidade, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) promoveu, no mês de abril, palestras no Hospital de Guarnição de Marabá (HguMba), da 8ª Região Militar do Exército Brasileiro. A ação, realizada em alusão ao mês nacional da segurança do paciente, proporcionou um valioso intercâmbio entre as instituições, permitindo o compartilhamento de boas práticas assistenciais.
A enfermeira Luana Maria, que atua no núcleo de qualidade do hospital, explicou que a iniciativa estreitou laços entre diferentes instituições de saúde e reforçou a importância do cuidado centrado no paciente, seguro e baseado em evidências.
"Essas ações colaborativas são essenciais para fortalecer uma cultura de segurança que transcende as barreiras institucionais. Ao compartilhar experiências e conhecimentos, conseguimos não apenas melhorar nossos processos internos, mas também inspirar outras equipes a adotarem práticas mais seguras e humanizadas", destacou Luana.
Referência
No Regional do Sudeste sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), e Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o núcleo de qualidade e segurança atua estrategicamente, implementando e monitorando protocolos assistenciais que visam minimizar riscos e assegurar o bem-estar dos profissionais e pacientes.
"Adotamos uma gestão comprometida com a excelência assistencial e segurança do paciente. Aqui, cada profissional é capacitado para atuar de forma técnica e humanizada, garantindo a eficiência dos processos e à dignidade de quem busca cuidado. Essa gincana é um reflexo desse compromisso, pois une educação permanente, engajamento da equipe e melhoria contínua”, afirmou Paula Narjara, gerente de Qualidade Institucional.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará é referência para a região e oferece 100% dos seus serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 voltados à internação clínica e 38 destinados a Unidades de Terapia Intensiva (UTI) — nas modalidades adulto, pediátrica e neonatal.
Fonte: Comunicação ISSAA -