O estudo busca conhecer de perto a realidade dos profissionais, garantindo ações mais humanizadas e eficazes de promoção à saúde.
Por Roberta Paraense
10/10/2025
O Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) iniciou a pesquisa do Perfil Epidemiológico dos seus colaboradores em todas as suas unidades. A ação visa conhecer de perto a realidade da saúde dos profissionais e fortalecer iniciativas voltadas à prevenção, ao bem-estar e à promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A coleta das informações está sendo realizada por meio de um formulário eletrônico, aplicado simultaneamente em diversas unidades. Em Belém, participam a Policlínica Metropolitana e o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG); em Marabá, a Policlínica Carajás Miguel Chamon e o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP); em Tucuruí, a Policlínica do Lago; e, em Bujaru, a unidade filantrópica do ISSAA, Clínicas da Amazônia.
A pesquisa tem como objetivo mapear fatores de risco, hábitos de vida e condições de trabalho dos colaboradores, permitindo ao Instituto desenvolver estratégias mais assertivas de promoção à saúde e prevenção de doenças. Com base nos resultados, o ISSAA pretende fortalecer as políticas internas de cuidado, estimulando um ambiente mais saudável e acolhedor.
Todos os dados serão coletados de forma sigilosa, garantindo o anonimato e o respeito à privacidade de cada participante. Conduzida com rigor técnico e ético, a pesquisa representa um passo importante para compreender o cenário de saúde dos profissionais e aprimorar continuamente o cuidado com quem dedica a vida a cuidar do outro.
Serviço: Os colaboradores do ISSAA podem acessar a pesquisa no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_ycH7e7niZrm8u1RhGf1eQWemoo3fSMJ7ov0VYLOOs4VwRg/viewform
Fonte: Comunicação ISSAA -