O evento, online, será direcionado aos profissionais das unidades de saúde administradas pelo Instituto
09/09/2024
O Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) abriu as inscrições para o II Simpósio de Segurança do Paciente, que ocorrerá de forma online nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2024. O evento é exclusivo para colaboradores do ISSAA, prestadores de serviços do Instituto e para a Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará).
Após o sucesso do I Simpósio em 2023, o ISSAA repete a iniciativa este ano, visando continuar fortalecendo a adoção de boas práticas nas policlínicas e hospitais sob sua gestão. Para garantir o acesso de todos os inscritos, cada unidade administrada pela Organização Social disponibilizará acomodações equipadas com recursos de TI, permitindo a participação nesse valioso momento de aprendizado interativo. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificados ao final do evento.
O tema central deste ano é "Justiça e a Segurança do Paciente de Mãos Dadas em Instituições de Alta Confiabilidade". O simpósio visa promover reflexões, aprendizado e inovações nas práticas das equipes de saúde, partindo da premissa de que falhas no cuidado em saúde podem, por vezes, estar associadas a um ambiente de trabalho onde as legislações (cíveis e trabalhistas, por exemplo) estão em desarmonia com a prestação de cuidados. Foi ao perceber essa tendência no setor que o ISSAA decidiu trazer essa temática para seu segundo simpósio.
A programação contará com nove palestras e uma mesa-redonda, reunindo médicos, psicólogos, enfermeiros, administradores, advogados e gestores. Durante os três dias de evento, serão abordados diversos temas que visam disseminar a construção de uma cultura colaborativa no contexto global dos serviços de saúde.
“Nosso objetivo, como organização social, é focar na atenção de um atendimento oportuno, seguro e assertivo aos nossos pacientes, através de capacitação e o compartilhamento de conhecimento com os profissionais que atuam no setor. Este ano, vamos focar em vários temas jurídicos que permeiam a segurança do paciente e determinam os modos de se enfrentar os danos decorrentes dos cuidados em saúde”, enfatizou Rodrigo Moreira, diretor Administrativo do ISSAA.
"Acreditamos que, quanto mais esclarecidos forem nossos profissionais, maiores serão as chances de promovermos um ambiente seguro e transparente, beneficiando tanto nossos pacientes quanto nossas equipes. Temos convicção de que, para uma unidade ser reconhecida como de alta confiabilidade, é essencial investir constantemente em espaços onde temas desafiadores são abordados, pois somos uma instituição que aprende!", acrescentou.
Justiça em Foco
O corpo jurídico do ISSAA trará discussões cruciais ao simpósio, abordando temas como "Segurança e Saúde do Paciente SUS: A Conduta do Trabalhador e Seus Impactos no Serviço Prestado" e "Prevenção Antes da Consequência: O Compliance como Instrumento de Transparência, Ética e Cuidado nas Organizações", além dos direitos e deveres do paciente SUS.
“O papel da justiça no âmbito do simpósio de segurança do paciente se dá através de uma das suas vertentes, qual seja a justiça social que figura como fundamental para garantir que todos os indivíduos possam viver com dignidade. Portanto, por qualquer ângulo que se observe através deste simpósio, se verifica a justiça como um pilar para a paz, a segurança e o desenvolvimento, além de ser a sua promoção uma responsabilidade compartilhada por organizações nacionais, internacionais, governos e sociedade civil”, detalhou Bianca Chamma, advogada institucional do ISSAA.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do link disponibilizado pelo ISSAA. https://sites.google.com/view/ii-simposio-de-qualidade
O ISSAA, uma Organização Social de Saúde (OSS) que já acumula a gestão e operação de seis grandes unidades de saúde no Pará, incluindo o Hospital Público Estadual Galileu, o Hospital Regional do Sudeste do Pará, e as Policlínicas Metropolitana, em Belém, e a de Tucuruí.
Fonte: Roberta Paraense - https://www.issaa.org.br/noticias